Os Gurus e os Factores de competitividade - Paper de Economia e Gestão

Por Artur Gonçalves e Luis Macedo 2004
FDE, Economia Internacional

Cenário 1: A aldeia Global

A constatação proeminente destes gurus é que a sociedade moderna está a passar por grandes transformações, tendências genéricas ou megatendências, cujos reflexos na administração das organizações serão profundos e marcantes.

Prahalad (1999)
[Core competence]

8 mudanças significativas em andamento no inicio do milénio:

1) Globalização.
2) desregulamentações, às privatizações e horizontalizações de companhias de vários sectores económicos.
3) Volatilidade associada à sazonalidade.
4) convergência.
5) fronteiras ténues entre os sectores.
6) padrões do mercado
7) fim da intermediação.
8) consciência ecológica.

As organizações devem ter especial atenção:

1) Às alianças temporárias.
2) Ao ritmo de desenvolvimento do produto, e de transferência do conhecimento.
Os gestores deverão:
a) incorporar novos pacotes tecnológicos aos já utilizados pela organização
b) modificar a composição das equipas.
c) transferir competências essenciais para diferentes unidades de negócios.

Daft (2002)
[ ...No século XXI as organizações dever-se-ão sentir “em casa” em qualquer lugar do mundo. ..]

As organizações precisam aprender a cruzar fronteiras de tempo, culturais e geográficas para sobreviver. Observa-se que grandes organizações estão a trabalhar para globalizar os seus centros de decisão, ficando assim mais competitivas internacionalmente.
As organizações menores estão a procurar estruturas e processos que as ajudem a alcançar as vantagens da interdependência global e a minimização das desvantagens.

Cenário 2- Turbulência Organizacional

Em boa parte do século XX, as organizações operavam num ambiente estável, o que permitia aos gestores poder concentra-se em projectar estruturas e sistemas que mantivessem a organização a operar de modo uniforme e eficiente. Nos dias actuais, um dos adjectivos mais utilizados para caracterizar o ambiente em que as organizações operam é “turbulento”.

Castells (1999) [ Uma economia global, com carácter assimétrico ...]

A competitividade depende de quatro factores:
1- A capacidade política das instituições nacionais e supranacionais para impulsionar a estratégia de crescimento dos países.
2- O diferencial entre os custos de produção no local de produção e os preços do mercado de destino.
3- O acesso a um grande mercado influente.
4- A capacidade tecnológica, destacando a importância de se ter uma base de fornecimento para o sistema científico/tecnológico/industrial/social.

Porter (1985)
[ É preciso desmistificar o lado mau da competição, e descobrir a cooperação para a competição e a cooperação na competição ]

A competitividade deve ser vista como um fenómeno que reflecte o grau de capacitação alcançado pelas organizações e que se traduz nas técnicas por elas praticadas.
Considera-se, também, que é o domínio das técnicas mais produtivas que, habilita uma empresa a competir com sucesso nesse ambiente turbulento, configurando a causa efectiva da sua boa ou má competitividade. Aborda o tema da competitividade associando-a não a vantagens ocasionais ou oportunistas mas à obtenção de níveis de competitividade que assegurem vantagens sustentáveis e, portanto duradouras. Inovação e modernização constituem armas para a constante actualização da vantagem. Sugere um modelo de aferição da competitividade internacional de uma nação que deve ser aplicado individualmente a segmentos industriais (modelo diamante).

Cenário 3: Gestão do conhecimento e informação

A transição da “era industrial” para a “era do conhecimento”, decorrente principalmente dos avanços tecnológicos, da globalização dos mercados e da desregulamentação das economias, reflecte-se em toda a sociedade e, portanto, também nas organizações.

Crawford (1994) [As Actividades baseadas no conhecimento são a função primordial para as empresas]

Distingue algumas características da Sociedade Industrial e da chamada Sociedade do Conhecimento, sob os aspectos da tecnologia, da economia e do sistema social.

Hammer & Champy (1994)
[os papéis básicos da informação que a reengenharia procura explorar na empresa são potencializados com a aplicação da tecnologia da informação]

Associação da utilização da tecnologia de informação ao processo de reengenharia:
- monitorização do desempenho;
- integração das actividades do processo
- integração de actividades entre processos
- personalização do processo.

Cenário 4 : Diversidade

A diversidade, as diferenças individuais e a contribuição dos funcionários são temas amplamente discutidos em ambientes organizacionais e académicos, contudo passa despercebida aquando do planeamento de programas de melhoria continua.

Peter Drucker (1991) [ Actualmente é preciso ser um parceiro e não um “patrão”. Mas, é difícil aprender a ser um parceiro trata-se de uma relação democrática ]

O principal desafio dos gestores da era pós-industrial é o aumento da produtividade dos trabalhadores do conhecimento. Esse desafio, que dominará a agenda pelas próximas décadas, vai determinar o desempenho das organizações. E, mais importante, vai determinar o tecido social e a qualidade de vida em toda nação industrializada. Considera algumas propostas de gestão que contribuem para o entendimento do comportamento do indivíduo no ambiente de trabalho:

a) Criação de espaços para a individualidade:
As empresas altamente competitivas preocupam-se em ter ambientes de trabalho que estimulem as pessoas a interagir umas com as outras e com a organização.
Nas relações indivíduo-organização é necessário que se estabeleça uma linguagem
adequada na comunicação daquilo que se espera dos funcionários e das condições e
ferramentas para atingir determinado nível de desempenho.

b) Estímulo à prática do comportamento ético:
Um requisito indispensável para as organizações serem altamente competitivas é a adopção de uma estrutura estratégica diferenciada em relação aos seus concorrentes, incorporando, em todos os níveis hierárquicos, atitudes de respeito à individualidade e preocupação pelo ambiente de trabalho.

Cenário 5: Repensar a gestão

O sucesso de ontem já não garante mais o sucesso de hoje e consequentemente não sustentará o sucesso de amanhã.

Lawler (1998)
[ Existe uma atenção crescente sobre as equipas de administração, sobretudo porque as pessoas apercebem-se do papel critico que desempenham não apenas na empresa, mas na sociedade como um todo ]

Apontou as principais forças que vêm regulando o cenário actual, seja ele económico ou empresarial.
O sistema económico mundial está hoje fortemente inserido no domínio do sistema
privado sobre a propriedade governamental, do mercado livre sobre um controle central, o capitalismo se sobrepondo ao socialismo, a democracia, aos regimes totalitários e, por último, os mercados abertos praticamente eliminando os mercados fechados.