Os 5P’s da Estratégia - Paper de Economia e Gestão

por Artur Gonçalves , ano 2006
"Reflexão ao trabalho de Henry Mintzberg"
FDE- Estratégia Empresarial

As cinco definições da estratégia:

Plano
Pretexto
Padrão
Posição
Perspectiva

A estratégia é um plano:

- Algum curso de acção coincidentemente engendrado.
- Uma directriz (ou conjunto de directrizes) para lidar c/ uma determinada situação.
Ex1:- Uma criança tem uma ‘estratégia’ p/ saltar um cerca.
Ex2:- Uma empresa tem uma estratégia p/ dominar um mercado.
Por esta definição a estratégia tem duascaracterísticas essenciais:
1) São preparadas as acções para as quais se aplicam.
2) São desenvolvidas consciente e deliberadamente.
Exemplos:Ex1, na área militar :
a estratégia trata do “planificação do plano de guerra, moldando as campanhas e dentro destas, tomando decisões sobre os engajamentos individuais.” ( Von Clausewitz, 1976:177)
Ex2, na teoria dos Jogos:A estratégia é “um plano completo que especifica quais opções serão feitas (pelo jogador) em cada situação possível” (Van Neumann e Morgenstern , 1944:79)
Ex3, na Administração: “ A estratégia é um plano unificado , abrangente e integrado, com a finalidade de assegurar que os objectivos básicos do empreendimento sejam alcançados(Glueck.,1980:9)

A Estratégia como Pretexto

Como plano a estratégia podem ser genéricas ou especificas.
Como plano uma estrategia poderá ser um pretexto, e realmente apenas uma manobra ‘especifica’ com a finalidade de enganar o concorrente ou o competidor.
Ex1: Um miúdo poderá usar a cerca como pretexto para atrair um marginal para o seu quintal, onde o seu doberman aguarda o intruso.
Ex2: Uma empresa que ameace expandir a capacidade da sua fabrica para desencorajar um concorrente de construir uma nova fabrica.
Aqui a estratégia real é a ameaça em si e como tal é um pretexto.
‘bluff’Existe variada literatura no campo da Gestão Estratégica, bem como no Processo Geral de Negociação, que encara a estratégia desta forma, focando a atenção nos aspectos mais competitivos:Porter, 1980 ; Competitive Strategy –”sinais de mercado”Schelling,1980 ; Strategy of Conflict

A Estratégia como Padrão

“Um padrão num fluxo de acções” (Mintzberge Waters, 1985)
Ex1: Picasso pintou em Azul durante algum tempo
Ex2: Ford ofereceu o modelo T somente na cor preta.
Em outras palavras, por esta definição, a estratégia é a consistência no comportamento, quer seja pretendida ou não.
Esta pode parecer uma definição estranha para um palavra que esteve ligada ao livre arbítrio, (“Strategos”, é a arte do general do exercito).
Citação de um executivo de negócios:
“Aos poucos, as abordagens bem sucedidas fundem-se num padrão de acção que se torna a nossa estratégia. Certamente não temos uma estratégia geral para isto.”Este comentário é inconsistente, mas apenas se nos restringirmos a uma definição de estratégia, na verdade o que este homem quer dizer é que a sua empresa tem a Estratégia como Padrão, mas não como Plano.

Noticia: Joint Venture entre a General Motors e a Toyota
“O provável negocio da Toyota talvez seja altamente significativo porque é outro exemplo de como a estratégia da GM se resume em fazer um pouco de tudo, até o mercado decidir para onde vai”
Um Jornalista Inferiu um padrão no comportamento de uma empresa e a rotulou-a como estratégia.
Inferir a consistência de comportamento e rotula-la de estratégia é porem uma suposição que muitas vezes se poderá provar falsa.

A Estratégia como Posição

A estratégia também poderá ser uma Posição.Especificamente, uma maneira de colocar a organização, no que os teóricos da organização designam de ambiente.
Por esta definição a estratégia torna-se na força da mediação, ou “Harmonização”, entre a organização e o ambiente, isto é entre os contextos internos e externos. Hoffer e Shendel (1978:4)
Na terminologia ecológica a estratégia torna-se num “nicho”.Em termos económicos, torna-se num local que gera ‘rendimento’ou seja retornos por estar em local exclusivo. Bowman, 1977:47
Em termos administrativos, de maneira formal a estratégia como posição é:um “domínio” do mercado de produtos, o local no ambiente no qual os recursos estão concentrados. Thompson, 1967
Esta definição de estrategia pode ser compativel com uma ou com todas as definições precedentes;
- uma posição pode ser pre-seleccionada e pretendida (Plano/Pretexto)
- pode ser alcançada até mesmo encontrada, através de um padrão de comportamento.
Do ponto de vista militar e da teoria dos jogos, a posição é geralmente usada no contexto do “jogo de duas pessoas”,mais conhecido nos negócios como concorrência frontal (na qual as tramas são especialmente comuns).
A definição de estratégia entretanto permite-nos abrir implicitamente o conceito aos chamados jogos de ‘n’ pessoas (vários jogadores).
Por outras palavras embora a posição possa ser definida com relação a um único competidor (Literalmente é o assim na área militar) onde a posição se torna o campo da batalha, pode também ser definida no contexto de um serie de competidores. ou com relação a mercados e ao ambiente como um todo.
Todavia , a estratégia como posição pode se estender além da concorrência , quer seja económica ou não. Qual o significado da palavra ‘nicho’, senão uma posição a ser ocupada para evitar a concorrência? Definições Militares:“Estratégia é o ‘posicionamento’ dos recurso à nossa disposição de maneira que apresente a maior probabilidade de derrotar o inimigo”
General Ulysses Grant, 1860
Definição económica:
“Estratégia é criar situações para retornos económicos e descobrir maneiras de sustenta-las”Richard Rumelt, 1982
Ou seja arranjar qualquer posição viável, quer seja ou não directamente competitiva.
Astley e Fombrun (1983) , Introduzem a ideia de posição como estratégia colectiva:
Isto é , a estratégia procurada para promover a cooperação entre as organizações, até mesmo prováveis concorrentes.
O equivalente em Biologia aos fenómenos de simbiose e do mutualismo; Animais reunidos em grupos em busca de protecção.Ex: Joint Ventures; Fusões.

A Estratégia como Perspectiva

Enquanto a estratégia como posição olha para fora, procurando posicionar a organização no ambiente.A estratégia como perspectiva olha para dentro.Olha sobretudo para dentro das cabeças do estrategas, colectivamente, mas com uma visão mais ampla. A estratégia é uma perspectiva , pois o seu conteúdo consiste não apenas de uma posição escolhida , mas de uma maneira enraizada de ver o mundo.
Há organizações que dão prioridade ao marketing e constróem toda a ideologia em torno disto:
A hewlett-Packard desenvolveu-o a maneira “H-P”, tendo por base a sua cultura em engenharia.A rede McDonald’s tornou-se famosa pela qualidade,serviço e asseio.
A estratégia como perspectiva, é para a organização o que a personalidade é para o indivíduo.
Philip Selznick designa-o de caracter (personalidade) de uma organização :“Comprometimentos distintos e integrados às maneiras de agir e reagir” (Selznick 1957:47)
Surge a partir daqui outros conceitos noutras áreas, que suscitam a intuição colectiva sobre a forma como o mundo funciona: 1974, Peter Drucker, “teoria dos Negócios” 1980, Tregoe, Zimmerman “Força impelente”e a palavra alemã “Weltaschauung” ; “Visão Mundial”
A Estratégia como perspectiva, sugere acima de tudo que a estratégia é um conceito.
Representa uma implicação importante:
Todas as estratégias são abstracções que existem apenas na mente das pessoas interessadas.Por ser incorpórea, é uma invenção , uma quimera na imaginação das pessoas, quer tenha sido concebida como uma intenção; ou inferida com um padrão.
O que é de primordial importância é que a perspectiva é compartilhada, através de suas intenções e ou suas acções, entramos então no campo da mente colectiva.
Indivíduos unidos pelo pensamento e comportamento comuns.